quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Entrevista exclusiva com o Milton Leite!!

Debate Bola: Quando surgiu a vontade de ser locutor e jornalista esportivo? Milton Leite: Desde menino sempre fui apaixonado por esportes. Narrava meus jogos de botão, no chão da sala de casa. Quando resolvi ser jornalista foi porque adoro escrever , mas não tinha talento para ser escritor de ficção, que era meu sonho. Queria ser jornalista. Não importava a área. Mas as coisas foram acontecendo e acho que meu amor pelos esportes foi mostrando para as pessoas que me comandaram que eu renderia melhor nessa área. Em muitos momentos, estava no lugar certo, na hora certa. Debate Bola: Foi difícil entrar nesse meio? Sua família o apoiou nesta escolha? Milton Leite: Como disse, escolhi ser jornalista, não importava a área, tanto que trabalhei em muitas áreas, como economia, varidades.... Minha família esteve e está sempre ao meu lado. Debate Bola: Você tem muitos colegas realizados nesta profissão, Quais são seus ídolos? Milton Leite: Não tenho ídolos. Tenho pessoas que eu sempre ouvi e assisti e que certamente influenciaram meu trabalho atual. No rádio, Joseval Peixoto, Osmar Santos Santos, José Silvério. Na TV, Luiz Noriega, Orlando Duarte, Jota Jr., Galvão Bueno, Luciano do Vale. Debate Bola: Com um currículo tão extenso de participações, entre elas Copas do Mundo e Olimpíadas, Qual foi a mais marcante em sua carreira? Por que? Milton Leite: Os grandes eventos são sempre os momentos mais marcantes e é difícil escolher entre três Copas e três Jogos Olímpicos, porque todos foram importantes, todos foram fundamentais, todos deixaram marcas. Na Olimpíada de Pequim e na Copa da África do Sul eu narrei o maior número de eventos nos estádios, isso torna a cobertura mais divertida. Debate Bola:Qual é a principal modalidade esportiva que gosta de narrar? Milton Leite: Sou narrador de esportes e gosto mesmo é de narrar. Claro que no Brasil o futebol tem mais apelo. Mas gosto muito daqueles momentos em que posso provocar emoção nas pessoas. Por isso, provas individuais de velocidade na natação e no atletismo são muito legais. Joguei vôlei na minha adolescência, então também gosto muito dessa modalidade. E o basquete, quando os jogos são equilibrados, também é muito legal Debate Bola: Além de locutor você é escritor, pois publicou um livro("As melhores Seleções Brasileiras de todos os tempos"); Tem planos para uma segunda literatura? Milton Leite: Na verdade já publiquei dois livros. Além do citado, no ano passado também lancei “Os 11 maiores centroavantes brasileiros”. Os dois pela Editora Contexto. Eu gostaria de participar de outros projetos, mas ainda não existe nada definido. Os dois livros que escrevi foram convites da editora. Tenho uma boa relação com o pessoal da Contexto, possivelmente voltaremos a fazer outras coisas no futuro. Debate Bola: Você acredita que o Brasil tem condições de realizar com sucesso, tanto uma Copa do Mundo, quanto uma Olimpíada? Milton Leite: Embora eu tenha sido contra o Brasil sediar esses eventos, acredito que na hora H tudo vai se encaixar. Resta saber a que custo. Porque os prazos estão terminando e o governo terá que abrir o cofre para poder cumprir pelo menos os compromissos esportivos, com estádios e acomodações. E quando você faz as coisas em ritmo de urgência, o preço começla a subir muito. Vamos gastar um dinheiro que deveria ser usado para melhorar a educação, a saúde, transportes, tirar pessoas de áreas de risco... Se temos tanto dinheiro para usar em Copa e Olimpíada, deveríamos ter também para acabar com os problemas sociais do país. Debate Bola: Você ainda tem sonhos para realizar em sua profissão? Milton Leite: Claro, eles é que movem o ser humano. Gostaria de ter mais chances na TV aberta, realizar grandes eventos lá também, conseguindo atingir um público muito maior. Debate Bola: Deixe uma mensagem de incentivo para as pessoas que desejam seguir a mesma carreira que você; Milton Leite: Para quem quer ser jornalista, dou o mesmo conselho que dei para minha filha, já formada na área. Leiam muito, livros, revistas, jornais, sites, bons colunistas... Mas não leiam só na área de interesse, leiam de tudo. Bom jornalista não é o que sabe tudo de uma área. É o que sabe um pouco de todas as áreas.

Postado por: @futebol_minuto

0 comentários:

Postar um comentário