sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Grêmio, perde de virada para o Junior de Barranquilla na Libertadores da América

O tricolor gaucho pagou caro por ter feito um primeiro tempo muito abaixo do seu padrão habitual. Fez um gol logo aos quatro minutos (Borges) e deu a impressão no início de que chegaria a uma vitória sem dificuldades. Foi só impressão.

O Júnior Barranquilla acelerou, passou a ser conduzido pelo excelente Hernandez, chegou ao empate e acabou garantindo a vitória de 2 a 1, em jogo que terminou na madrugada desta sexta-feira, quando o Grêmio estava bem melhor.

O Grêmio, estava presente com a camiseta celeste e sem Lúcio, que sentiu a lesão no joelho no aquecimento, adiantou a marcação e passou a pressionar o Júnior desde o início. Claramente, tentava assustar o adversário – e assustou logo aos quatro minutos. Douglas, apesar de desequilibrado e com o espaço reduzido pela presença de Adílson no mesmo lance, deu um passe excepcional para Borges. Ele entrou livre e chutou cruzado, alto, marcando o primeiro gol.

O Grêmio foi empurrado para seu campo, cedeu espaço e passou a ser pressionado. Os colombianos, incentivados pela torcida e liderados pelo excelente Hernadez, foram para a frente e passaram a acumular chances de gol.

O time gaúcho mostrava dificuldade na marcação e permitia uma avenida pela lateral-esquerda, pelo setor de Gílson. Antes mesmo de terminar este período, Renato substituiu Carlos Alberto, que tinha cartão e fazia seguidas faltas, por Bruno Collaço, com a missão de tentar ser uma espécie de Lúcio. Deveria armar pela esquerda e ajudar o lateral Gílson na marcação.

Corrigindo um dos problemas sérios do time, mas não conseguiu evitar o empate. O sufoco resultou no gol de Hernandez, aos 28 minutos: a exemplo de Borges, um chute cruzado, que ainda desviou em Rochemback.

Na volta do intervalo, o Grêmio estava bem melhor.

Passou a controlar o jogo e a buscar o ataque, favorecido duplamente: pelas correções de Renato e pelo nítido cansaço dos jogadores colombianos. Em um dos ataques, Borges foi puxado pela camiseta dentro da área. Pênalti que o árbitro mexicano não deu por estar, como sempre, muito longe do lance.

Quem assistia ao jogo percebia que o Grêmio poderia voltar a Porto Alegre com os três pontos se forçasse um pouco mais. E quase marcou aos 27 minutos quando o zagueiro Rodolfo, na lateral-esquerda de sua defesa, percebeu o goleiro colombiano adiantado e chutou de lá. Só não fez um gol histórico porque a bola, depois de encobrir o goleiro, bateu no chão, subiu e encobriu o travessão.

Na sequência, o Júnior atacou, a defesa do Grêmio descuidou-se e Viáfara apenas desviou para o gol, garantindo a vitória do time colombiano. Renato ainda utilizou Viçosa em lugar de André e, depois, Vinícius no lugar de Gílson, mas não conseguiu o empate.

Foi uma frustração geral para os jogadores. Pelo primeiro tempo, o time mereceu perder; pelo segundo, deveria ter saído de campo ao menos com o empate. Não deu e ninguém escondeu a decepção ao voltar aos vestiários.

Embora, o time volta as atenções para o jogo de domingo, contra o Cruzeiro, decidindo uma das semifinais do Gauchão. Renato volta nesta sexta e só então define quais jogadores titulares poderão enfrentar o Cruzeiro.

Mais informações estarei no twitter: @felipeflemos

Correspondente atual da dupla grenal do @futebol_minuto

0 comentários:

Postar um comentário