quarta-feira, 25 de maio de 2011

Raio-X da UEFA Champions League Final: Lionel Messi, Barcelona

Lionel Messi, ou simplesmente Messi, é atualmente o melhor jogador de futebol do mundo, e com méritos. Com belas jogadas de efeito, e com lindos gols, ele vem conquistando cada vez mais admiradores do futebol bonito. Atualmente é, na opinião de muitos especialistas, o melhor jogador do mundo. Foi o vencedor das duas últimas edições do prêmio da FIFA, o de melhor jogador do mundo no ano de 2009, além da Bola de Ouro em 2010, equivalente ao prêmio do ano anterior mas com uma nova denominação.

Messi iniciou nas categorias de base do Newel's Old Boys, da Argentina, onde ficou até a temporada 2000.
Messi, ao chegar no Barcelona, fez 37 gols em 30 jogos na temporada juvenil de 2002/2003, e foi ai que começou a ter destaque, se relacionando mais com os jogadores da equipe principal, entre eles, Ronaldinho Gaucho, que chamava Lionel de "seu irmão mais novo".

Se destacou jogando, desde os seus 13 anos, em todas as categorias de base do Barcelona, até chegar ao time principal na temporada 2003-2004, tendo apenas dezesseis anos, debutando em uma partida amistosa contra o FC Porto na inauguração do Estádio do Dragão. Mas sua primeira partida oficial, foi ocorrer um ano depois, no clássico contra o Espanyol. O primeiro gol viria contra o Albacete, já na temporada seguinte, em 1º de maio de 2005.

Depois de artilheiro, melhor jogador e campeão do Campeonato Mundial Sub-20 2005, ganhou mais espaço no Barcelona. Na temporada 2005-06, conseguiu lugar cativo entre os titulares da campanha que resultaria no bi espanhol e na segunda Liga dos Campeões. Todavia, não pôde atuar na decisão continental em virtude de uma lesão nas quartas-de-final, contra o Chelsea. Em pouco tempo, Messi fazia o torcedor do Barcelona se esquecer de Ronaldinho Gaucho, que decaia cada vez mais.

Na temporada 2008/2009, foi destaque levando o Barça à tríplice coroa (Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões) sendo, o artilheiro da Liga dos Campeões, marcando gol contra o Manchester United, na final. Em 1 de dezembro, foi considerado pela France Football como melhor jogador da última temporada. Em 19 de dezembro, o Barcelona foi campeão da Copa do Mundo de Clubes. Na final contra o Estudiantes, da Argentina, venceu na prorrogação com o um dos gols marcados por Messi aos cinco minutos do segundo tempo, e o jogo terminou com o placar de 2-1, dando pela primeira vez o título mundial de clubes à equipe. Finalizou o ano de 2009 com um total de seis títulos pelo Barcelona (Copa del Rey, La Liga, UEFA Champions League, Supercopa de España, UEFA Super Cup e Copa do Mundo de Clubes) e os prêmios da France Football e de Melhor jogador do mundo pela FIFA.

http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2011/05/98-lionel-messi-2011-1-12-16-50-20.jpg



Em 2010, Messi deu show, fazendo nada mais nada menos que 11 gols em 5 jogos. Neste período, Messi chegou a espetacular marca de oito gols no período de uma semana. Fez seu 200° jogo oficial pelo Barcelona em 24 de março de 2010, contra o Osasuna. Sua melhor partida na carreira foi contra o Arsenal, em pleno Camp Nou lotado, onde o argentino marcou 4 gols, e deu a classificação à semi final da Champions daquele ano. Na temporada 2009/10, Messi fez ao todo 34 gols, sendo eleito novamente o melhor jogador da La Liga.

Já pela temporada 10/11, Messi continuou fazendo seus gols, e sofreu uma lesão que o tirou do gramado por uns tempos, e voltou já marcando gols, alcançando a marca de 50 gols em 2010. Messi fez vários HatTricks (3 gols numa unica partida) se destacando por grandes gols. Messi foi o grande destaque na classificação do Barcelona à final da Liga dos Campeões, marcando 2 gols na vitória do Barça por 2x0 contra o Real Madrid em pleno Santiago Bernabeu. Já no jogo de volta, um simples empate de 2x1 garantiu a vaga de Messi e Barcelona para a final em Wembley, Londres contra o Manchester United.

Em 11 de maio, após o empate por 1-1 contra o Levante, o Barcelona sagrou-se campeão da La Liga 2010-11 com duas rodadas de antecedência. Este é terceiro título nacional consecutivo do Barça, e o quinto desde que Messi começou a atuar na equipe. Até o momento, o argentino contabiliza um total de 52 gols na temporada 2010-11: 31 pela La Liga, 11 pela UEFA Champions League, 7 pela Copa del Rey e mais o hat-trick pela Supercopa de España no primeiro jogo da temporada.

Estes gols são fundamentais, para que Messi seja credenciado como o Melhor Jogador do Mundo, e o destaque desta final da Liga dos Campeões. Só nos resta esperar e ver, qual é a melhor equipe da Europa.

NÃO PERCA, RAIO-X DE WAYNE ROONEY, MANCHESTER UNITED.

0 comentários:

Postar um comentário