quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Entrevista exclusiva com Décio Lopes;

O jornalista esportivo Décio Lopes, nasceu em São Paulo no ano de 1968; Começou sua carreira na Rede Globo, onde atuou por 14 anos. Foi diretor chefe do Esporte Espetacular, Globo Esporte e cobriu as Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010, as Copas das Confederações de 2003, 2005 e 2009, as Copas América 2004 e 2008, as Olimpíadas 2000 e 2008.

Hoje em dia, ele apresenta o “Expresso do Esporte” do canal SPORTV, onde mostra o universo dos jogadores brasileiros que atuam em clubes de diferentes lugares do exterior.
Ele nos concedeu uma entrevista exclusiva, onde fala um pouco sobre sua carreira, as diferenças entre os Clubes Intencionais e Brasileiros, o que é preciso ser feito para melhorar e diversos outros temas que vale a pena conferir.

Entrevista: Realizada por Lucas Monteiro(@Fla_News10)

Debate bola: Você sempre sonhou em ser jornalista esportivo? E quais são seus ídolos na profissão?


Décio Lopes: ATÉ QUE NÃO. EU QUERIA SER PILOTO DE CAÇA.NADA A VER, NÉ...? MAS A GENTE, NO FIM DAS CONTAS, ESCOLHE – SEI LÁ – UNS 30% DO QUE ACONTECE NA NOSSA VIDA. O RESTO É DESTINO, É ACASO E CARMA. NUNCA IMAGINEI EM SER JORNALISTA ESPORTIVO E TRABALHAR EM TV. MAS ACONTECEU E EU SOU IMENSAMENTE FELIZ COM O QUE FAÇO. PODE TER ALGUÉM TÃO FELIZ COM O SEU TRABALHO COMO EU. MAIS FELIZ, ACHO DIFÍCIL. DE VERDADE.


Debate bola: Como foi a experiência de cobrir três Copas do Mundo?


Décio Lopes: É MUITO, MUITO, MUITO BOM. É SEMPRE UMA DELÍCIA, A REALIZAÇAO DE UM SONHO. SEMPRE. E SEMPRE TAMBÉM UM DESAFIO, UMA BAITA RESPONSABILIDADE. VOCÊ PASSA MESES SE PREPARANDO, RECOLHENDO INFORMAÇÕES, ETC... E AÍ, NO PRIMEIRO DIA, SEMPRE DÁ AQUELE FRIO NA BARRIGA. AQUELE MEDO DE NÀO TER AS COISAS SOB CONTROLE. COMO SE ISSO, EM QUALQUER MOMENTO DA VIDA FOSSE REALMENTE POSSÍVEL...


MAS AÍ AS COISAS VÃO ACONTECENDO, VOCÊ VAI ENTRANDO EM UM RITMO MUITO LOUCO, MAS MUITO LEGAL.


E O AUGE DA PROFISSÃO. UMA DELÍCIA.


Debate bola: Você dirigiu vários programas esportivos, O que o levou a criar o “Expresso do Esporte”?


Décio Lopes: NA VERDADE PRIMEIRO VEIO A IDÉIA DE VIVER NA EUROPA. A MINHA FILHA ESTAVA MORANDO NA FRANÇA COM A MÃE E EU QUERIA MUITO VOLTAR A FICAR PERTO DELA TODOS OS DIAS. AÍ, NA LOUCA, PEDI DEMISSÃO DA GLOBO E ME MANDEI PRA PARIS. FIQUEI LÁ UM ANO, FAZENDO FREELAS E TENDO INDÉIAS, TENTANDO IMAGINAR ALGO QUE EU PUDESSE FAZER LÁ MAS PARA A TV DAQUI.


ACONTECEU O EXPRESSO. E EU SÓ POSSO AGRADECER AOS AMIGOS DO SPORTV E DA GLOBO QUE APOSTARAM NO PROJETO - E APOSTAM ATÉ HOJE.


O TEMPO PASSOU, MINHA FILHA VOLTOU AO BRASIL, EU TAMBÉM (NÀO HÁ LUGAR MELHOR NO MUNDO PARA VIVER). MAS O PROGRAMA CONTINUOU. FELIZMENTE. ADORO FAZER. ESTAMOS EM PERMANENTE PROCESSO DE RENOVAÇÃO E ADAPTAÇAO AOS NOVOS CENÁRIOS, ÀS NOVAS TECNOLOGIAS...


É UM DESAFIO E UM PRAZER.


Debate bola: Com toda sua experiência internacional, Quais são as diferenças dos Clubes Estrangeiros para os Clubes Brasileiros? E qual ponto os Clubes do “País do Futebol” precisam melhorar?


Décio Lopes: FELIZMENTE AS DIFERENÇAS Sào CADA VEZ MENORES. E VEMOS ISSO NOS PRÓPRIOS ELENCOS – COM OS BRASILEIROS CADA VEZ MAIS FORTES. HÁ APENAS 5 ANOS ERA BEM DIFERENTE. O BRASIL ESTÁ VOANDO. A COMEÇAR PELA ECONOMIA, MAS PASSANDO POR TODOS OS CAMPOS. AINDA HÁ MUITO A FAZER E EVOLUIR, MAS ESTAMOS INDO.


HOJE VEMOS MUITO MENOS BANDALHAS E DESMANDOS NOS CLUBES. MUITO MENOS IRRESPONSABILIDADE E AMADORISMO NA GESTÃO. VEMOS PATROCINADORES FORTES E INVESTIDORES COM PRINCÍPIOS ÉTICOS. ESTAMOS EVOLUINDO MUITO. E OUTRO SALTO VIRÁ AGORA COM OS NOVOS ESTÁDIOS – QUE CERTAMENTE VÃO GERAR TAMBÉM UM NOVO PADRÃO DE COMPORTAMENTO DO TORCEDOR NA ARQUIBANCADA.


SOBRE OS GRINGOS, ACHO QUE HÁ CASOS E CASOS. OS CLUBES INGLESES SÃO UM ESPETÁCULO DE POTÊNCIA ECONÔMICA E PROFISSIONALISMO. OS ESPANHÓIS SÃO MAIS DA PAIXÃO, MAIS AGARRADOS NA TRADIÇÃO E NA VIDA SOCIAL – ENTRETANTO HÁ UM DESNÍVEL PREOCUPANTE ENTRE REAL/BARÇA E O RESTO.


NA ALEMANHA OS ESTÁDIOS SAO UM ESPETÁCULO, MAS OS CTS SÃO APENAS BONS... OS CLUBES NAO GASTAM MAIS QUE ARRECADAM DE JEITO ALGUM.


NA ITÁLIA OS ESTÁDIOS PRECISAM DE RENOVAÇÃO URGENTÍSSIMA...


ENFIM, SAO VÁRIAS REALIDADES. E TEMOS UM POUQUINHO A APRENDER COM CADA UMA. PEGAR O QUE É BOM E DESCARTAR O QUE É SÓ BOBAGEM DOS EUROPEUS – É, PORQUE ELES TAMBÉM FAZEM MUITA BESTEIRA E SE METEM EM MUITA MUTRETA TAMBÉM. NAO TENHAMOS ILUSÕES.


Debate bola: Qual sua opinião sobre a Copa do Mundo do Brasil, em 2014? Acha que irá ser bem sucedida?


Décio Lopes: ACHO QUE SIM. VAI SER UMA GRANDE COPA. NÓS, TRADICIONALMENTE, SOMOS MUITO COMPETENTES EM FESTAS E GRANDES EVENTOS. É TRADIÇÃO, É VOCAÇÃO BRASILEIRA. VAI SER ASSIM DE NOVO. UMA COPA QUE, CERTAMENTE, TERÁ ALGUNS PROBLEMINHAS DE ESTRUTURA, NÃO ADIANTA ACREDITAR QUE VAI SER UMA COPA COMO NA ALEMANHA E NO JAPAO. SAO PAÍSES RIQUÍSSIMO, DE OUTRA REALIDADE, OUTRO PATAMAR FINACEIRO. MAS VAMOS COMPENSAR EM OUTROS ASPECTOS – ASSIM COMO ACONTECEU COM A ÁFRICA DO SUL.


VAMOS RECEBER CRÍTICAS EXAGERADAS DA SEMPRE PRECONCEITUOSA IMPRENSA EUROPÉIA. MAS VAI SER MUITO LEGAL.


E, MAIS QUE UM EVENTO ESPORTIVO, PODE FUNCIONAR COMO UM GRANDE MARCO – MAIS UM – NESSA MUDANÇA PELA QUAL PASA O NOSSO PAÍS. DESTE SALTO QUE A NOSSA SOCIEDADE – NAO TENHO A MENOR DÚVIDA – ESTÁ DANDO. PARA MELHOR.


Debate bola: Quais são seus próximos projetos e sonhos que pretende realizar na carreira?


Décio Lopes: O GRANDE DESAFIO DO MOMENTO É FAZER ACONTECER O “EXPRESSO DO ESPORTE”. ÉRAMOS “DA BOLA”, DO FUTEBOL; AGORA SOMOS DE TODOS OS ESPORTES. TEMOS QUE FAZER O PROGRAMA FUNCIONAR E CAUSAR INTERESSE NO PÚBLICO AO FALARMOS TAMBÉM DE OUTROS ESPORTES. VÊM AÍ REPORTAGENS SOBRE JUDÔ, VÔLEI, NATAÇÃO, BASQUETE... A BRASILEIRADA DO ESPORTE PELO MUNDO. ESTAMOS NESSA AGORA E ESTOU MUITO ANIMADO COM ISSO.


A MÉDIO PRAZO PENSO EM DIRIGIR UM DOCUMENTÁRIO. NÃO NECESSARIAMENTE SOBRE FUTEBOL OU ESPORTES. MAS QUERO MUITO. FALTA TEMPO. POR ENQUANTO.


Debate bola: Deixe uma mensagem de incentivo para quem quer seguir na mesma carreira que você?


Décio Lopes: ACHO QUE A GENTE TEM QUE FAZER O QUE GOSTA. SE VOCÊ GOSTA DE ESPORTE, DE JORNALISMO E DE TV, VENHA E JUNTE-SE A NÓS. É MUITO, MAS MUITO LEGAL MESMO.


UMA TRABALHEIRA DESGRAÇADA, UMA RALAÇÃO, UM MONTE DE FINS DE SEMANA PERDIDOS... EU MESMO JÁ FIQUEI QUATRO ANOS E MEIO SEM TER UM SÁBADO E UM DOMINGO DE FOLGA. É FOGO. MAS VALE À PENA. ESPECIALMENTE EM UM DETERMINADO MOMENTO DA CARREIRA.


ACHO QUE UM BOM JORNALISTA TEM QUE SER UM BOM CONTADOR DE HISTÓRIAS. ACIMA DE TUDO. GOSTAR DE OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS.


TEM TAMBÉM QUE LER. MUITO. NÃO ADIANTA ILUSÃO. QUEM NÃO LÊ MUITO NÃO VAI ESCREVER BEM NUNCA.


É PRECISO LER MUITO. LIVROS, PRINCIPALMENTE. MUITOS. DE TODOS OS GÊNEROS, SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS.


É ISSO, SUOR E PAIXÃO PELO TEMA.


RECOMENDO. EU ADORO.

0 comentários:

Postar um comentário