segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Flamengo 1x0 Boavista - Jogo com o nome de Ronaldinho, como a torcida queria ver


O Flamengo não jogou tão bem quanto se esperava. Mas, só de ver Ronaldinho dando cavadinha e achando Egídio livre na esquerda e dando um meio-elástico para depois colocar a bola na cabeça de Thiago Neves, a torcida já ficou feliz. Tony, meia do Boavista, já havia dito, antes da partida, que a responsabilidade da vitória era do Flamengo. Mas o verdão de Saquarema estava bem mais nervoso que o rubro-negro. Aos sete minutos do primeiro tempo, Leandro Chaves fez falta dura em Maldonado, na intermediária defensiva do Flamengo, e levou cartão amarelo. Com 14 minutos, logo após o lance que Thiago Neves recebeu a bola de Ronaldinho e cabeceou para a grande defesa do goleiro Thiago, o Fla entrou tabelando na área do Boavista e a bola sobrou para Léo Moura, na direita. O jogador tinha a opção de tocar para trás buscando Ronaldinho, mas o lateral preferiu bater direto. Encheu o pé, mas a bola acabou saindo.
O Flamengo chegava com mais perigo. O Boavista não conseguia tocar a bola. Só saía da defesa na base do chutão.
Não gosto nem um pouco do Vanderlei Luxemburgo como técnico, mas tenho que admitir que ele armou muito bem a equipe do Flamengo. Colocou dois volantes, três meias e o Ronaldinho de atacante, vindo de trás, o que fez com que o meio de campo do Boavista ficasse embolado e não conseguisse jogar. O único que estava conseguindo alguma coisa ali era Leandro Chaves, que recebia, ensaiava uma boa jogada ofensiva, mas acabava desperdiçando por falta de opção.
Aos 40, o jogo começou a ficar melhor. Maldonado fez lindo lançamento para Bottinelli na direita. O meia argentino foi até a linha de fundo e cruzou. A bola ia em Ronaldinho, mas, antes, Thiago apareceu para cortar.
Dois minutos depois, Maldonado escorregou e deixou a bola livre para Leandro Chaves. O camisa 10 do Boavista acertou uma bomba com a canhota, e Felipe fez uma ótima defesa.
O juiz Marcelo de Lima Henrique não deu nenhum minuto de acréscimo e, aos 45, apitou. Fim do primeiro tempo.
No segundo, Luxemburgo mexeu no Flamengo. Saiu Bottinelli, entrou Negueba. O menino entrou ovacionado pela torcida rubro-negra presente no Engenhão.
O Boavista já começou batendo. Logo no primeiro minuto de jogo, Júlio César fez falta em Thiago Neves e levou cartão amarelo.
A equipe de Saquarema mexeu. Com 10 minutos, entrou o experiente Joílson e saiu Bruno Costa.
No minuto seguinte, cartão para Ronaldinho.
Com 13 minutos, Negueba fez boa jogada, mas cometeu um erro. Após dar um bonito drible em Edu Pina, o jovem meia chutou cruzado, ao invés de rolar para Thiago Neves, e acabou jogando fora uma grande chance do Flamengo.
Com 16 minutos, saiu Egídio para a entrada de Diego Maurício. Com 21 minutos, após a parada técnica, era visível que os jogadores do Boavista não queriam jogo. Faziam cera descaradamente.
Aos 25, Thiago Neves recebeu na intermediária e Edu Pina deu um carrinho no meia rubro-negro. Cartão amarelo merecido. A falta era central. Mais ou menos de onde Petkovic fez o gol do tri rubro-negro em 2001. Naquele momento, o Engenhão ficou em silêncio. A apreensão estava estampada na cara dos torcedores. E Ronaldinho, lembrando grandes ídolos como o próprio Pet e, o maior de todos, Zico, cobrou com maestria. A bola foi colocada, porém forte. Subiu, passou por cima da barreira e caiu no momento certo, dentro do gol. Ronaldinho colocou um efeito impressionante na bola. E saiu para comemorar com seus companheiros como nunca, dançando o, agora mundialmente famoso, Bonde do Mengão Sem Freio.



Depois, o Boavista foi para o desespero.
A equipe estava muito nervosa. Frontini deixou claro para os que duvidavam.
Aos 33, o atacante argentino naturalizado brasileiro foi atingido por Renato Abreu e, irritado, empurrou o meia rubro-negro, acertando seu rosto. Após uma discussão, apenas Frontini foi expulso, em um erro de Marcelo de Lima Henrique, que deveria ter expulsado Renato Abreu também.
Depois do ocorrido, só deu Boavista. A equipe de Saquarema tirava jogadores de defesa e colocava jogadores de ataque frenéticamente, enquanto o Flamengo só se defendia.
Só dava Verdão. Mas a equipe não conseguiu furar a sólida defesa rubro-negra e, aos 49, Marcelo de Lima Henrique apitou pela última vez no dia 27 de Fevereiro de 2011.
A primeira final de Taça Guanabara no Engenhão. O primeiro gol de falta de Ronaldinho com a camisa do Mengão. A primeira vez que o meia levantou uma taça em um clube como capitão.
E o primeiro título de Ronaldinho no Flamengo.


Postado por: Rafa Bala
@RafaaBala
rafa_bala@rocketmail.com

0 comentários:

Postar um comentário