domingo, 20 de fevereiro de 2011

Uma Visão Geral do Flu


Como dito anteriormente, Campeonato Carioca serve - apenas - para derrubar técnico.












Considerando que o Flu conta, indiscutivelmente, com o melhor treinador do Brasil, é improvável que o fracasso no Carioca 2011 traga maiores prejuízos para o futuro da relação mantida entre Muricy e o Flu.












Contudo, a estranha postura assumida pelo treinador nos últimos 03 jogos fez com que a torcida se questionasse: Estaria o Muricy "Cucando"? Teria o nosso Muriçoca, como é carinhosamente tratado (ainda) por parte da torcida do Flu, sido contaminado pelo mesmo vírus do antigo treineiro, se transformando num novo "Professor Pardal"?












Como explicar, logo no FLu de tantos atacantes, a escalação Fred e Rafael Moura juntos no ataque (Flu x Botafogo e Flu x Boavista), quando até o Stevie Wonder sabe que o nosso capitão rende mais com um jogador rápido servindo de "garçom" para ele.












Mais incrível ainda foi a escalação de Marquinhos (jogador esforçado, e ponto) como titular no jogo contra o Argentino Jrs, relegando o único atacante do time naquela ocasião (Rafael Moura) ao completo isolamento, e não venham dizer que os dois gols assinalados pelo mesmo mudam essa realidade.












Analisando as duas escalações (com dois atacantes fixos e com um atacante isolado) e, sobretudo, as últimas três atuações do Flu com essas formações, constatamos que ora o Flu perde a melhor característica de seu principal atacante (Fred), ora tem um atacante isolado no ataque, uma vez que os meio-campistas que dispomos no elenco, nem mesmo o craque Conca, tem essa característica de fazer as vezes de um segundo atacante.












Quanto ao Emerson, infelizmente, a falta de profissionalismo e compromisso do mesmo, somado ao absurdo amadorismo da Diretoria do Flu, vem nos privando daquele que muitos pensam ser o jogador que melhor desempenha a função de segundo atacante, senso comum ao qual me filio, desde que o Sheik jogue, é claro...e está difícil.












Resta-nos, então, indagar por que não utilizar o Araújo (que teria sido indicado, ou pelo menos aprovado, pelo próprio Muricy), ou mesmo o limitado, mas esforçado, Rodriguinho, ao invés de optar por uma equipe tão defensiva, como diante do Argentino Jrs, na tímida estréia na Libertadores.












Por falar em "defensivo", respeito muito o Muricy, a sua capacidade de extrair dos jogadores desempenho além do esperado é notória, mas, implementar o sistema 4-4-2, com os zagueiros disponíveis no elenco Tricolor, parece tarefa além da imaginação, verdadeira "Missão Impossível".












Causa arrepios analisar, mesmo que superficialmente, o que se pode esperar de uma zaga com Gum, Leandro Euzébio, André Luis, sendo que o valoroso e voluntarioso Digão ainda padece da inexperiência e não tem a tarimba necessária para encarar uma Libertadores. Com tanto investimento, por que a zaga foi totalmente esquecida?












Com isso, o que estamos verificando, jogo após jogo, é uma fragilidade da defesa, alas que se vêem obrigados a atuar como laterais, por isso o desempenho tão tímido, mesmo diante de adversários limitados, justamente por estarem obrigados desempenhar função defensiva que foge à característica dos mesmos, enfim, uma lástima.












Passando para o setor defensivo do meio-campo o cenário não é melhor, pois Diguinho e Edinho não formam uma dupla convincente, aliás, este me parecer ser um jogador que não "dá liga" com ninguém, e tem tudo para fracassar, salvo se plantado, efetivamente, como um terceiro zagueiro, sem a obrigação (de fato, proibido) de sair para o jogo, pois isso ele não sabe fazer, mesmo.












No meio-campo um alento, Conca, Souza (mesmo que tendo caído de produção), Marquinhos, Tartá (anda que instável) e Willians (que tem entrado bem) não nos inspiram preocupação, embora o time tenha se ressentido do brilho dos mesmos nos momentos cruciais. Deco e Belletti não existem, salvo no imaginário daqueles que, prefiro não imaginar por que, os contrataram.












Por falar no insípido Deco, o curioso é que Muricy ao implementar o 4-4-2 o fez pensando o gajo, que não poderia amargar o banco, o que reputo ao seu nome e salário astronômico, pois o futebol ficou na Europa.
















Aliás, é imperioso que se diga que no Flu nome é posto, que o diga Cavalieri, que a exemplo de Deco, só foi sacado dos 11 iniciais quando se tornou absolutamente insustentável sua permanência, sendo que, por certo, fosse outro jogador, teria esquentado o banco muito antes.












Abre o olho Muricy, não se renda a pressão de patrocinador, dirigente e empresário.
















Resumo da ópera? Ou o Flu reforça a zaga, rezando para não ficar de fora da 2a fase da Libertadores, ou será definitivamente desclassificado nesta. Mais que isso, com esse plantel, e mesmo chegando um zagueiro de bom nível, o esquema é o 3-5-2, e fim de conversa. No ataque, apenas excepcionalmente Fred e Rafael Moura juntos, pois, como se percebe, precisamos de um atacante rápido para fazer o Fred render mais.












Em tempo: Libertadores não é Carioca, realidade que alguém tem que contar para esse time do Flu.












Por fim, o caminho do Flu em 2011 será espinhoso e, se não forem adotadas medidas corretivas urgentes, o primeiro semestre poderá ser catastrófico.






Saudações Tricolores.








Por @brunodallorto

0 comentários:

Postar um comentário