sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

VIDA NA UCRÂNIA - "Choque cultural fora e dentro dos gramados".





Nesta coluna , gostaria de compartilhar com vocês uma das grandes experiências que tive aqui na Ucrânia. Um assunto que poucos compreendem e faz com que muitos jogadores brasileiros voltem ao Brasil antes mesmo do término de seus contratos. Não os condeno por isso como muitos o fazem, porém quando um jogador pensar em vir jogar na Europa e principalmente no "Leste Europeu", deve estar bem ciente de tudo o que se pode encontrar pelo caminho.
Confesso que fiquei surpreso e até mesmo um pouco assustado com o choque cultural que tive ao chegar aqui na Ucrânia. Hoje se passaram 2 anos e meio e ainda me incomodo com algumas coisas por aqui. É verdade que a Ucrânia é um país muito jovem, teve sua independência do grande império comunista (União Soviética - URSS) somente em 1991 e as marcas desse império ainda são muito forte por aqui.
Pelo pouco que eu entendo, o comunismo é uma ideologia política que promove a igualdade socioeconômica de uma determinada população, porém o que vejo não condiz muito com essa ideologia, vejo um povo bastante oprimido e uma desigualdade de valores muito grande. Essa desigualdade, faz com que as pessoas por aqui te julguem pela marca da roupa que você veste, pelo carro que você anda, pelos restaurantes que você frequenta e até mesmo pela comida que você come, ou seja, eles acabam vivendo debaixo de um jugo muito grande.
Mas o que mais me incomoda aqui na Ucrânia, é a maneira como eles levam a vida: a falta de um sorriso no rosto, a falta de alegria no dia a dia..... sabe, aquela simpatia que estamos acostumados do nosso povo brasileiro..... VIDA SIMPLES, HUMILDE, PORÉM FELIZ !!
Essa situação também afeta o mundo esportivo por aqui. Por exemplo: O futebol brasileiro é conhecido no mundo todo pela alegria, a espontaneidade dos jogadores e além é claro, de suas qualidades técnicas. Já por aqui a disciplina tática, a força e a rigidez tomam conta dos gramados tirando a beleza e a alegria que existe em uma partida de futebol.
Citei algumas, mas realmente as diferenças são inúmeras. Acredito que por isso e muito mais, se torna mais difícil a adaptação de jogadores brasileiros aqui na Ucrânia.

0 comentários:

Postar um comentário