sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dados sobre finais de Liga dos Campeões entre Espanha e Inglaterra

É, claro, leitores do blog, que os jogos "só acabam quando terminam" e que tanto Schalke 04 quanto Real Madrid podem conseguir a classificação. Porém, é evidente que o favoritismo para conquistar uma vaga na final da Liga dos Campeões está do lado de Barcelona e Manchester United. Tendo em vista essa probabilidade, hoje teremos um levantamento histórico quanto ao desempenho desses dois países (Espanha e Inglaterra) na competição mais importante da Europa.

Começando pelas conquistas que cada país obteve desde o início da competição. A Espanha lidera o ranking de países que mais levantaram a taça, com 12 títulos, divididos entre Real Madrid, maior vencedor, com 9 conquistas, e Barcelona, com três títulos.

A Inglaterra tem menos títulos conquistados, mas divide entre mais clubes essa glória. Foram 11 títulos, divididos entre Liverpool (5), Manchester United (3), Nottingham Forest (2) e Aston Villa com uma conquista.

Os favoritos à vaga em mais uma final são Barcelona e Manchester United, que estão rigorosamente empatados com três títulos para cada lado. O último encontro entre os dois na final da Liga dos Campeões resultou no última conquista da Liga dos Campeões do Barcelona, no ano de 2009. Ano em que Messi foi coroado como melhor jogador do mundo, após bater o Manchester do último a ganhar o prêmio da FIFA, Cristiano Ronaldo. 2 a 0 para os catalães foi o placar da final realizada em Roma.

A primeira decisão envolvendo Espanha e Inglaterra ocorreu na temporada 1980/81, quando Real Madrid e Liverpool se enfrentaram em Paris, na França. Nessa ocasião, os ingleses levaram a melhor ao vencer por 1 a 0 e conquistarem seu terceiro título da Liga dos Campeões.

Entre esses dois jogos, só houve mais uma decisão envolvendo os dois países, entre Barcelona e Arsenal, quando o time comandado por Ronaldinho Gaúcho e Eto'o venceu os londrinos, que tinham como grande estrela Thierry Henry, que em seguida se transferiria para o próprio Barcelona.

Em participações na final da Liga dos Campeões, os espanhois têm uma grande vantagem em relação aos ingleses. São 21 participações no momento ápice do futebol para os clubes europeus e, inevitavelmente, já têm a sua 22ª final garantida. Os ingleses têm 16 participações, sendo a maioria delas do Liverpool.

O que não falta é tradição para esses dois países dentro da competição, portanto, caso o Schalke 04 realmente não consiga uma heróica classificação em Old Trafford, teremos um grande jogo na final do principal torneio de clubes do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário