sexta-feira, 1 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA NO FUTEBOL.





Olá Leitores e leitoras.
Depois de algum tempo sem postar aqui no blog, volto com um assunto um pouco polêmico em que uns acham que é regalia demais e outros como eu, que acham fundamental para um bom desempenho de um jogador de futebol. "A estrutura de um Centro de treinamento".
Após passar 3 anos jogando pelo Dínamo de Kiev, conhecendo vários estádios e C.T's espalhados pela Europa, posso dizer que uma boa estrutura faz grande diferença para um atleta profissional. É verdade que no Brasil, essa questão ainda não é vista com bons olhos pela maioria das pessoas, pois acham que os jogadores de futebol já tem mordomias demais e devem apresentar o seu potencial máximo em qualquer circunstância. Ainda usam frases como: "Os jogadores de futebol já recebem muito bem para isso". Ou ainda: "Os salários deles estão em dia, então não há de que reclamarem". Mas para um bom desempenho do jogador de futebol, as situações vão muito além de salários altos e pagamentos em dia.
Você deve estar lendo agora e pensando: "Antigamente na época dos verdadeiros jogadores de futebol, eles jogavam com amor, melhor do que os jogadores de hoje e não tinham nenhuma estrutura ou mordomia".
Até certo ponto eu concordo com você, mas temos que ressaltar que as exigências de hoje (físicas, emocionais e etc.) são muito maiores que as de antigamente. Hoje o jogador de futebol tem uma carga de treinamentos mais intensa, as cobranças internas e externas por bons resultados são maiores, por isso os clubes devem oferecer ao atleta o máximo de qualidade em suas instalações, para que o jogador possa se concentrar somente em seu trabalho. Nós passamos mais tempo de nossa carreira nos clubes, do que em casa com nossa família. Com isso eu entendo, que temos que nos sentir no clube como se estivéssemos em nossas casas.
No Brasil as coisa estão bem melhores de que alguns anos atrás. Eu tive a oportunidade de conhecer alguns C.T's no Brasil, tais como: O C.T do Cajú (Atlético Paranaense), o C.T da Graciosa (Coritiba), A Cidade do Galo (Atlético Mineiro), Toca da Raposa (Cruzeiro) e nenhum desses ficam devendo aos C.T's europeus. Outro C.T que não conheci, mas sempre falam muito bem, é o C.C.T da Barra Funda (São Paulo FC), que acredito ser o clube pioneiro à investir na estrutura do seu Centro de treinamentos.
Quando tive minha passagem pelo Corinthinas, tínhamos o C.T de Itaquera e o C.T do Parque Ecológico, porém ambos não apresentavam boas condições. Mas hoje o Corinthians está fazendo investimentos maiores nessa área e com certeza terá o seu retorno com isso.
Já no Santos FC, fiquei surpreso com a estrutura oferecida aos jogadores, bons campos para treinamentos, departamento médico com aparelhos de última geração, concentração com quartos individuais, um bom refeitório, piscina e etc. Tudo isso em uma somatória, faz uma grande diferença. O jogador deve sentir prazer ao ter que ir ao seu local de trabalho, treinar e aproveitar ao máximo a estrutura do clube, com todo esse respaldo o rendimento do jogador só tende a melhorar.
Só para vocês terem uma idéia, vou citar algumas coisas da estrutura do Dínamo de Kiev.
São 5 campos de grama natural, 2 campos de grama sintética (sendo um coberto), sala de massagem à disposição do atleta, 2 saúnas, jacuzzi, piscina, refeitório, concentração com quartos individuais, sala de imprensa, sala de vídeos, sala de musculação e etc.
Não estou dizendo que por causa de um bom Centro de treinamento, algum time vai sair ganhando todos os campeonatos, porém vai ajudar a melhorar o dia a dia dos trabalhos e com certeza vai trazer melhores resultados.

0 comentários:

Postar um comentário