segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dragão joga com regulamento, empata e é BiCampeão Goiano

Quando as semifinais do Goianão começaram, os amantes do futebol goiano eram unânimes em avaliar o Atlético-GO como o time que tinha o pior momento dos quatro que passaram. A equipe vinha de seis derrotas seguidas, desmotivada, e precisaria provar para a torcida que tudo era apenas uma fase. E nada melhor do que um grito de  “é campeão” para provar que qualquer momento difícil pode ser superado. Com eficiência, organização tática e, principalmente, os milagres de Márcio, o time do técnico PC Gusmão empatou em 1 a 1 com o Goiás e conquistou o inédito bicampeonato goiano seguido.

A festa vermelha e preta começou aos 12 minutos do primeiro tempo, quando Adriano fez o gol atleticano. O Goiás foi valente, maduro e forte até o fim, mas só conseguiu furar a muralha que foi o goleiro Márcio aos 46 minutos do segundo tempo. Esse é o décimo segundo título estadual da equipe rubro-negra, a primeira vez que conquista duas vezes consecutivamente. A pressão por ser a única equipe representante do Centro-Oeste na Série A terminou da maneira que muitos esperavam, com a taça erguida.

O jogo em todos os detalhes:
Goiás começa melhor, mas Adriano surpreende
A metade verde do Serra Dourada logo ficou exaltada nos primeiros minutos de jogo. O Goiás começou mais agressivo, e disposto a colocar a mão na taça rapidamente. No primeiro minuto de jogo, Robert fez boa jogada no meio-campo e lançou Guto pela esquerda. O atacante avançou na velocidade, entrou na área e chutou forte, mas a bola foi para fora. Entretanto, essa foi a última vez que o camisa 9 do Goiás apareceu efetivamente no lado alviverde.

Mas o Goiás seguiu assustando nos primeiros dez minutos. O Atlético-GO não conseguia dar sequências nas suas jogadas, e era facilmente anulado pela marcação esmeraldina. Felipe e Marcão eram acompanhados de perto por Amaral e Ernando, respectivamente. As únicas tentativas do time rubro-negro eram com os espaços vazios deixados pela equipe de Artur Neto. Enquanto isso, o Goiás levava perigo principalmente pelo lado esquerdo, com Robert.

Mas qualquer sinal de normalidade seria quebrado aos 12 minutos. A esperança esmeraldina, Felipe Amorim, enqunto ajudava na marcação pelo setor esquerdo da defesa, tentou o passe de lado, mas acabou entregando para Adriano. O lateral atleticano, contestado e criticado pela torcida, finalmente deu a resposta que todos os rubro-negros esperavam. Ele dominou a bola, entrou na área, passou facilmente por Marcão, puxou para o meio e chutou de perna esquerda, para marcar um lindo gol.

Equilíbrio nas equipes:
Apesar da desvantagem, o verde não se abateu. Felipe Amorim começou a ser mais acionado, e avançava com velocidade pelo lado esquerdo, mas Rômulo e Ramalho estavam muito bem na marcação por aquele setor. O time esmeraldino tenva manter mais a posse da bola, e o Atlético-GO se posicionava para aproveitar os contra-ataques, e as bolas aéreas. O jogo da equipe alviverde era somente pelo flanco canhoto. Oziel praticamente inexistiu durante toda a partida.

A partida seguiu bastante movimentada, com as duas equipes alternando a posse de bola, mas sem criar chances claras de gol. Decisivo nos últimos jogos, o atacante Marcão esteve apagado na primeira etapa. O dragão levou perigo novamente aos 43 minutos, quando Preto, que entrou no decorrer da primeira etapa, acionou Anaílson pela esquerda. O meia entrou na área esmeraldian com velocidade, livre, mas levou a pior pra cima de Pedro Henrique.

São Márcio:
O panorama dos dez primeiros minutos da primeira etapa se estenderam pelo segundo tempo. Mas com uma diferença. Durante toda a etapa derradeira o Goiás foi mais agressivo, teve as melhores oportunidades, mas o Atlético-GO nunca perdeu o controle do jogo. O time rubro-negro bem que começou assustando com Felipe, aos seis minutos, mas a partir daí a pressão foi toda alviverde.

E à medida em que a pressão aumentava, o goleiro atleticano ia mostrando os motivos pelos quais ele é um jogador diferenciado. Aos 15 minutos, Felipe Amorim cobrou falta da direita, e o zagueiro Marcão subiu mais que todo mundo para cabecear firme. Márcio se esticou até o limite para fazer uma das defesas do título. O Goiás tocava bastante a bola, e a pressão aumentou ainda mais quando Marcelo Costa e Assuério entraram em campo. Aos 21 minutos o meia que acabara de ser lançado à campo chutou forte de fora da área, mas Márcio não deixou que os esmeraldinos comemorassem.

O Atlético-GO se mantinha bem posicionado, e era perigoso nos contra-ataques. Com a ansiedade para tentar um gol, os alviverdes deixavam frouxa a marcação, e permitiam o avanço de Anaílson, Felipe e Marcão pelo lado atleticano, os vários espaços vazios deixados em campo. Entretanto, Pedro Henrique pouco trabalhou na segunda etapa. O Goiás seguia assustando, e tentando variar as jogadas, mas quando não passava da zaga atleticana, tinha pela frente a quase impossível missão de vazar Márcio.
Aos 34 minutos, Oziel tentou pela direita, e com a ponta dos dedos o camisa um atleticano evitou o gol.

Cinco minutos mais tarde foi a vez de Marcelo Costa, pela esquerda, em outro chute de fora da área. Os lances se repetiam, assim como a plástica de Márcio. Entretanto, com tanto bombardeio em seu gol, o goleiro rubro-negro não conseguiu aguentar até o fim. Aos 46 minutos, Guto recebeu na esquerda, e chutou forte para fazer o gol de empate. Mas nada que atrapalhe a alegria rubro-negra, e o brilho do bicampeão goiano.

FICHA TÉCNICA: ATLÉTICO-GO 1 X 1 GOIÁS
Local: Estádio Serra Dourada.
Horário: 16 horas.
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa/SP).
Assistentes: Alex Alexandrino (SP) e Carlos
Augusto Nogueira Júnior (SP).

ATLÉTICO: Márcio, Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Rômulo,
Ramalho, Bida (Preto) e Anailson (Élvis); Felipe  (Diogo Campos)e Marcão.
Técnico: Paulo César Gusmão

GOIÁS: Pedro Henrique; Ernando, Rafael Toloi e Amaral; Oziel, Zé Antônio (Assuério), Carlos Alberto, Robert e Marcão (Marcelo Costa); Felipe Amorim
 e Guto
Técnico: Artur Neto

Gols: Adriano 12' Primeiro tempo (Atlético-GO) / Guto 46' segundo tempo (Goiás)
Cartão amarelo: Ramalho, Preto, Márcio (Atlético-GO) / Assuério (Goiás)

0 comentários:

Postar um comentário