sexta-feira, 20 de maio de 2011

Raio-X da UEFA Champions League Final: Ryan Giggs, Manchester United



No Brasil, é raro vermos jogadores ficarem muito tempo em um só clube. Aqui vemos os exemplos clássicos como Rogério Ceni e Marcos, no São Paulo e no Palmeiras, respectivamente. Na Europa, é mais comum que um jogador dedique, praticamente, toda sua vida a um clube de futebol.

Ao lembrar desses atletas tão dedicados às camisas que vestem, é impossível não lembrar de Ryan Giggs. O meio-campo do Manchester United é um símbolo de fidelidade ao clube, tendo participado de 613 partidas pelos Diabos Vermelhos, marcando 110 gols.

O jogador, nascido em Cardiff, País de Gales, nunca teve muito sucesso em sua seleção, já que o futebol do país é fraco e nunca participou de qualquer torneio de maior expressão. Em 17 anos de Seleção Galesa, foram 63 partidas e 12 gols. Se aposentou da seleção e jogou seu último jogo em 2 de junho de 2008, contra a República Tcheca.

Em compensação, no Manchester United, Giggs é um papa-títulos e recordes. Já são 32 títulos pelo United, sendo 12 da Premier League e dois da UEFA Champions League. Além desses títulos pelo Manchester, Giggs ainda possui 26 títulos individuais, incluindo os da Premier League e nomeações como "Personalidade do ano da BBC" e "jogador galês do ano".

Os recordes beiram o "extraterrestre". Atualmente, ele é o atleta com mais partidas e mais título na Premier League, além de ser o que mais dá assistências para gol na história do campeonato inglês. É o único jogador que marcou em todas as Premier League (desde 1992 tem esse nome, antes era Football League) e em quinze edições diferentes da UEFA Champions League.

Suas características não mudaram muito desde que Giggs foi retirado da base do Manchester City (rival do United) para ingressar o time de Ferguson, que já treinava o time na época. Bom passe, visão de jogo e bom chute de média distância tornam Giggs um dos melhores jogadores da história do Manchester United e do futebol mundial.

0 comentários:

Postar um comentário