sexta-feira, 27 de maio de 2011

Raio-X da UEFA Champions League Final: Wayne Rooney, Manchester United

Wayne Mark Rooney, Rooney e, até mesmo, "Duende Macabro". Essas são alguns dos métodos para chamar um dos melhores jogadores do Manchester United nos últimos anos. Como diz o próprio treinador dos Reds: "É o melhor jogador jovem que eu já vi jogar na minha carreira". Sua raça dentro de campo, aliada à técnica precisa de finalizações torna Rooney um dos jogadores de maior destaque nessa final de UEFA Champions Legaue, torneio que o inglês de 25 anos conquistou na temporada 2007/2008.

Nascido em Liverpool, Wayne começou sua carreira no Everton e se destacou fazendo belíssimos gols, sendo um deles, no ângulo, tido como o gol mais bonito da temporada do futebol inglês. Revelado em 2002, Rooney sempre chamou atenção dos grandes clubes ingleses, entre eles o United que, com uma proposta de 25,5 milhões de libras levou o o atacante para Old Trafford.

Um hat-trick (três gols na mesma partida).Foi "só" isso que o jovem recém-chegado fez em sua estréia pelos Diabos Vermelhos, contra o Fenerbahçe, em partida válida pela Champions Legaue de 2004/2005. Nessa temporada foram 17 gols em 43 jogos, o que lhe rendeu o prêmio de "Melhor Jogador Jovem do Ano" no campeonato inglês.

O auge veio em 2006/2007, após passar por um jejum de gols, Rooney voltou triunfante ao marcar três gols diante do Bolton. O que ainda lhe era cobrado era sua capacidade de marcar na UEFA Champions League. Dito e feito. Wayne marcou na ida e na volta no confronto contra a Roma e marcou nos dois jogos contra o Milan também, apesar do United ter sido eliminado após um show de Kaká, que levaria os italianos ao título do torneio mais importante do continente.

Em 2009/2010, Rooney teve, em números, sua melhor temporada. Com a saída de Cristiano Ronaldo e Tevez, pilares do título da Champions League de 2007/2008, o atacante teria que ser o protagonista de um Manchester United em reformulação. E foi o que ele fez, marcando 34 gols em 44 jogos. Tais números o relacionaram a uma transferência para a Espanha, mas apaixonado pelo clube inglês, Rooney desmentiu que mudaria de ares tão cedo.

A temporada 2010/2011 vem sendo fantástica para Rooney. Apesar de ficar um bom tempo sem grandes atuações, foi peça fundamental, junto de Nani, Chicharito e Giggs, na arrancada do United até a conquista do título inglês. Atropelando a todos que apareciam para enfrentá-los em Old Trafford. O pico da boa fase de Rooney foi explicitado quando, no dérbi de Manchester, contra o City, Rooney desempatou a partida com um gol simplesmente fantástico (link abaixo).

http://www.youtube.com/watch?v=6uBZTidDW4U&feature=related

Para esta final em Wembley, Wayne Mark Rooney pode conquistar seu segundo título europeu e ainda poderá cravar seu nome na história do United, sendo o principal líder técnico e motivacional do time na atual temporada. Além de ter qualidade, Wayne tem um temperamento bastante explosivo, característica que o faz ter expulsões banais em alguns jogos. Mas seu "bom-humor" parece estar de volta e o torcedor dos Diabos Vermelhos só têm a ganhar com a excelente fase de Rooney.

0 comentários:

Postar um comentário