sábado, 14 de maio de 2011

Raio X da Uefa Champions League Final: Carles Puyol, Barcelona

http://www.record.xl.pt/storage/ng1093435.jpg?type=big
Versatilidade é a palavra que define Carles Puyol. O jogador, que tem toda a carreira de profissional atrelada ao Barcelona, deu seus primeiros passos como lateral-direito, mas já atuou como zagueiro central e volante. Em outubro de 1999, ele fez sua estreia no time principal catalão. Aos poucos, foi conquistando a confiança do técnico holandês Louis Van Gaal e virou referência na direita catalã.

Puyol começou sua carreira no Barcelona B em 1997, sendo promovido à equipe principal do Barcelona dois anos depois, onde joga até hoje como titular. Tido como um dos melhores zagueiros da atualidade, costuma jogar duro, mas destaca-se por cometer poucas faltas e pela marcação. O técnico Louis Van Gaal tentou colocá-lo em várias posições, como meio-campista e lateral, porém só conseguiu se fixar na defesa.

Alguns anos depois, tornou-se o capitão do Barcelona. Por ter nascido em uma cidade da Catalunha, ser idolatrado pelos torcedores e estar sempre expondo seu amor pelo clube, sendo um dos maiores ídolos da história deste, Puyol foi o escolhido para liderar a equipe.

Por sua raça e identificação com o clube, foi um dos poucos jogadores poupados pela torcida do Barcelona durante o jejum de títulos no início do século. Seu primeiro título só veio no Campeonato Espanhol de 2004/2005, quando recebeu de outro treinador holandês, Frank Rijkaard, a braçadeira de capitão. Puyol recebeu ofertas milionárias, inclusive, do rival Real Madrid, mas optou por seguir com os blaugranas. E no time catalão conquistou mais títulos nacionais, duas Uefa Champions League e um Mundial de Clubes.

Na seleção espanhola, conhecida como La Fúria, Puyol é destaque, iniciou sua trajetória na seleção olímpica, em Sydney2000, sendo um dos destaques da seleção que conquistou a prata. Participou das copas do mundo de 2002, 2006 como títular, foi bem em 2002 e 2006, e participou da Eurocopa, no fracasso da Espanha em 2004, e da volta por cima em 2008 com o título. Em 2010 na África foi destaque, marcando o gol que classificou a seleção Espanhola para a final, onde foi campeã mundial, o seu primeiro título.

Embalado por sua boa atuação na Copa do Mundo de 2010, Puyol vem tendo ótimas atuações na Uefa Champions League 2010/2011, atuações essas que fizeram o Barcelona conquistar na ultima semana o TriCampeonato na Espanha antecipadamente, e que fazem do time de Puyol, Messi e Pep Guardiola, o principal favorito nesta Uefa Champions Final contra o Manchester United, em Wembley no dia 28/05.

Quarta, não perca o Raio-X de Ryan Giggs, do Manchester United.

0 comentários:

Postar um comentário