quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Precisando fazer aquilo de ontem:








Ontem, no Pacaembu, o Corinthians bateu o Ituano por 4 a 0, em jogo que marcou a estreia de Liédson com a camisa corinthiana. O atacante, que em sete anos no Sporting (POR) atingiu a média de um gol a cada dois jogos, fez apenas um coletivo com a equipe, foi mandado a campo por Tite e não decepciou: se movimentou, deu combate e marcou duas vezes.O Corinthians atuou no 4-2-3-1, assim como na vitória sobre o Palmeiras por 1 a 0 no último domingo. No entanto, ao contrário do que vinha acontecendo, o time jogou bem. Obviamente que o Ituano não deve servir de parâmetro, afinal, é um adversário bem fraco tecnicamente, mas Noroeste e Bragantino também eram e o alvinegro tropeçou nos dois.Mais do que os dois gols marcados por Liédson.

O que motivou essa melhora corinthiana foi a constante movimentação da linha de três formada por Danilo, à direita; Cachito, por dentro; e Jorge Henrique, à esquerda. Além disso, pela primeira vez no ano o Corinthians teve um camisa 9 que se movimentasse e fosse opção.Corinthians forte nas tabelas entre Alessandro e Danilo pela direita, e Marcelo Oliveira e Jorge Henrique pela esquerda. Liédson sempre foi boa opção.Quem vinha jogando na função do "1" desse esquema do Tite era Ronaldo, que, completamente fora de forma, não tem mobilidade alguma e se torna presa fácil para a marcação adversária.

Outro que atuou nessa função foi o meia-atacante Edno, que embora esforçado não tem cacoete de centroavante.Ao contrário do que vinha acontencedo, os jogadores de lado de campo, Jorge Henrique e Danilo, ontem conseguiram recompor com rapidez e eficiência. Quando isso não acontece, o time fica exposto e sobrecarrega o Ralf, primeira volante, responsável pela segurança à frente da linha defensiva.Na segunda etapa, quando Tite mexeu - e bem -, o Corinthians ficou ainda melhor. O treinador colocou Morais no lugar de Cachito Ramirez, e Edno no lugar de Danilo. Com isso, o time ganhou ainda mais movimentação e marcou mais duas vezes - ambas com Liédson. Morais entrou bem e se movimentou mais que Cachito, enquanto Edno agrediu mais por dentro do que vinha fazendo Danilo, que por sua vez recompõe melhor.




O Corinthians não se livrou de seus problemas, ainda carece de um meia armador, mas evoluiu. Ontem foi um time mais equilibrado, atacando tanto pela direita com Alessandro quanto pela esquerda com Marcelo Oliveira, que embora seja volante de origem rende mais atuando pelo lado esquerdo do campo. Apesar do Tite declarar que Ronaldo e Liédson podem jogar juntos, isso só deve acontecer se o treinador gaúcho trocar a formação tática da equipe corinthiana. Isso porque, no esquema atual, é impossível que o Fenômeno e o Levezinho atuem juntos. Hoje, pelo que o comandante corinthiano vem demonstrando, Bruno César, ex-titular incontestável, briga por posição com Cachito Ramirez e Morais, que têm jogado por dentro. E, também hoje, Cachito e Morais são melhores opções que Bruno César, mal fisica e tecnicamente. Gustavo Dario é jornalista, produtor e comentarista da webradio Voz do Futebol, e colaborador do Futebol Minuto.




0 comentários:

Postar um comentário