quinta-feira, 14 de abril de 2011

Deus apontou lá de cima e disse: Esse é o time!

Aiiiii, 99 anos! Nessas horas sempre faltam palavras...

14 de abril de 1912 nascia o maior clube de todos os tempos, SANTOS FUTEBOL CLUBE. Time que desde de seus primórdios vem causando diversas emoções nos corações dos alvinegros praianos. Benditos foram os esportistas que tiveram a brilhante ideia e criaram um time de futebol, que futuramente se tornaria um clube de história e de orgulho para a nação santista. Melhor ainda foi o nome escolhido a agremiação, como era chamado no início. Santos era o nome perfeito mesmo. Acertaram em cheio!

Muitos passaram pelo Santos. De 1921 a 1926, o Santos fez campanhas fracas no Campeonato Paulista, mas foi o período necessário para o surgimento da primeira geração do que se tornaria uma tradição no Alvinegro: descoberta e criação de jovens talentos.

A equipe de jovens garotos que formaria o ataque dos 100 gols (ahhh, como eu queria ter visto). O marco histórico desse ataque foi resultado de um trabalho de características que, mais tarde, valeriam um trecho do hino oficial do clube: "Técnica e Disciplina".

Em 1935 veio nosso primeiro título estadual. Ali, já tivemos o gostinho de derrotar Corinthians e Palestra Itália (hoje, o Palmeiras). "A final daquele campeonato aconteceu em 17 de novembro, no Parque São Jorge, casa do rival. O resultado foi 2 a 0 contra o Corinthians,que já não lutava pela taça. O Corinthians enfrentaria ainda o Palestra Itália na rodada seguinte, e caso ganhasse do Santos e perdesse para o Palestra, haveria uma final desempate entre Santos e Palestra Itália. Os gols foram marcados por Raul Cabral Guedes e Araken Patusca. Assim, o Santos FC conquistava seu primeiro título paulista."

Mais especial foi em 1956.  O princípe de 15 anos chamado Edsonn Arantes do Nascimento pisou na Vila, e não demorou nenhum pouco para se tornar REI. A partir daí, o mundo conheceu a furia alvinegra, o time dos séculos,, o Santos Futebol Clube. Eu não estava lá, mas sei pela história que o Peixe fazia furacão quando passava. Goleadas, títulos atrás de títulos, em 1962 e 1963, o bicampeonato sul-americano da Copa Libertadores da América e o bicampeonato Mundial. Tornou-se um time quase imbátivel, afinal futebol tem lá seus momentos de azar.

É, até hoje, o ÚNICO time brasileiro que ganhou título em âmbito estadual, nacional, continental e mundial em um só ano - 1962.

Veio a época de Chulapa, que levantou o caneco contra a gambazada em 1984, mas a partir deste título a galinha fez macumba e o Santos só voltou a uma final de campeonato na Era Giovanni, nosso eterno Messias, final está que foi arrancada de nós, com um erro grotesto e assumido mais tarde pelo árbitro Márcio Rezende de Freitas, que deu o título de campeão Brasileiro ao Botafogo do Rio de mão beijadas, depois do Peixe ter vencido uma batalha nas semis do Fluminense.

Depois, Torneio Rio-São Paulo de 1997 e Copa Conmebol em 1998 e eis que chega a volta dos grandes "Meninos da Vila" em 2002, comandados pelo feroz Leão. O time que trouxe de volta a alegria de ver futebol com Diego, Robinho e cia., um título lindo em cima do nosso maior rival depois de algum tempo. Gostinho que ninguém esquece mais. Ahh,  as 8 pedaladas!!! Com a base deste ano chegamos ao vice da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em  2003. No ano seguinte mais título, dessa vez no comando de Luxemburgo. O título da raça, contra tudo e todos.

Antes da nova leva de "Meninos da Vila", cada vez mais brilhante, vencemos  o Paulista de 2006 (primeiro caneco levantado dentro da casa santista) e 2007 em cima do azulão do ABC.  Finalmente 2010, e que 2010. Ano de ESPETÁCULO no futebol brasileiro. O Santos foi um time vencedor, encantador e que abrilhantou os olhos do mundo inteiro. Deu literalmente um show de bola, comemorações e gols. Levantamos as taças do Paulista e Copa do Brasil (título inédito)

Agora estamos aqui, no tudo ou nada na Libertadores da América de 2011. Partida decisiva para o Santos nos seus 99 anos de existência. Queremos um presente!
OBRIGADA SANTOS FUTEBOL CLUBE, POR FAZER PARTE DA VIDA E PARABÉNS POR MAIS UM ANO DE GLÓRIA!

Hoje, é a torcida do SANTOS unida. VAI PRA CIMA DELES SANTOS!!!!!!!

por Mauro McFly


Calendário do Centenário

Estive presente ontem na festa de divulgação do Calendário com fotos das Sereias da Vila em contagem ao centenário do Santos. Foi um desfile descontraído e divertido que as jogadoras do Peixe fizeram para os poucos convidados da festa. As fotos das meninas também estavam estampadas em painéis espalhados pelo Salão de Mármore da Vila Belmiro, lugar orgazinado para a festa. A Rainha Marta esteve presente na comemoração.

A cada mês do calendário, um flash. E a cada dia do mês a contagem para chegar aos 100 anos de Santos Futebol Clube

Como e onde o Santos estiver


fontes: Terra Esportes e Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário