quarta-feira, 11 de maio de 2011

Raio X da Uefa Champions League Final: Pedro Rodriguez, Barcelona.

http://www.laliga.pl/images/news/Pedro_Rodriguez_301009.jpg
Bom, iniciamos agora o Raio X dos principais jogadores da grande final da Uefa Champions League, e iniciaremos com um jogador, que é considerado o mais jovem do elenco do Barcelona, Pedro Rodriguez.

Pedro Rodríguez, nascido em Santa Cruz de Tenerife na Espanha, deu seus primeiros passos no futebol no CD San Isidro. Pouco depois de completar 17 anos, ele foi para o Barcelona. Após três anos nas categorias de base do clube catalão, o atacante subiu para o time B e até atuou alguns minutos na equipe principal.

Com Guardiola como técnico, Rodríguez foi um dos jogadores mais utilizados na pré-temporada do Barcelona em 2008/2009. Durante o período regular, o atacante disputou 14 partidas e não marcou nenhum gol. Em agosto de 2009, o jogador assinou seu primeiro contrato profissional. Pedro fez um total 14 partidas em todas as competições durante a tríplice coroa do Barcelona na temporada 2008-09. Ele entrou nos acréscimos da grande final da Champions League daquela temporada, substituindo o titular Andrés Iniesta.

Com boas atuações ao longo da temporada 08/09, Josep Guardiola o promoveu de vez para a equipe principal. Foi aí que sua carreira deslanchou, com ótimas atuações em partidas que começava ou como titular, ou entrava nos minutos seguintes.

Em 16 de agosto de 2009, Pedro marcou seu primeiro gol pela equipe principal do Barcelona, no jogo contra o Athletic Bilbao, pela final da Supercopa de Espanha em 2009. Havia ajudado também no primeiro gol da vitória por 2-1, com uma assistência.

Pouco tempo depois, o Barcelona recompensou Pedro por suas boas atuações, aumentando seu salário e renovando seu contrato, que agora continha uma cláusula de rescisão de €75 milhões. Em outra partida, Pedro entrou como substituto do sueco Ibrahimović no 36 minutos do segundo tempo e marcou o único gol da vitória por 1-0 sobre o Shakhtar Donetsk, na final da UEFA Super Copa em 2009, ao final da prorrogação. Pelo fato do gol marcado por Pedro ter sido o único da partida, este título foi dedicado em sua homenagem por seus companheiros.

Pedro marcou seu primeiro gol no campeonato Espanhol em 3 de outubro de 2009 contra o Almería, em um belo chute com o pé direito, com a partida terminando com a vitória do Barça por 1-0.

Agora, mais experiente no time principal do Barça, Pedro foi fundamental para o título Mundial de Clubes FIFA em 2009, o primeiro do Barça, marcando o primeiro gol da reação do Barcelona contra o Estudiantes na final, onde o time catalão venceu por 2x1, com o segundo gol sendo marcado por Lionel Messi.

Em 19 de dezembro de 2009, Pedro fez história, onde se tornou o único jogador na história do Barcelona a marcar pelo menos um gol em seis competições diferentes durante uma única temporada. Ele conseguiu marcar na La Liga, Copa del Rey, UEFA Champions League, UEFA Super Copa, Supercopa da Espanha e no Mundial de Clubes da FIFA.

Antes de sequer estrear pela seleção principal, foi incluído na pré-lista dos 23 convocados pelo técnico Vicente del Bosque para a Copa do Mundo 2010. Estreou em 29 de maio de 2010, na vitória por 3-2 sobre a Arábia Saudita em amistoso preparatório para a Copa. Seu primeiro gol pela seleção foi marcado alguns dias depois, em 8 de junho de 2010, o último da vitória por 6-0 sobre a Polônia, em outro amistoso preparatório. Pedro conquistou sua vaga entre os titulares da Furia no decorrer da Copa do Mundo, devido a má fase de Fernando Torres, que voltava de lesao. Com 22 anos, iniciou como titular na final em que os espanhóis venceram a Holanda por 1-0, sagrando-se campeões mundiais pela primeira vez, naquela que é apontada por muitos como a melhor seleção espanhola em todos os tempos.

Neste ano, Pedro já marcou muitos gols, marcou na primeira partida do Barça contra o Panathinaikos na UEFA Champions 2010/2011, e foi peça fundamental para a classificação do Barcelona contra o Real Madrid, na semifinal no Camp Nou, marcando um belo gol, aos 9 minutos do segundo tempo, dando assim a sua vaga na final em Wembley, e a vaga do time do Barcelona, para medir forças com Manchester United e ver quem é o melhor time da Europa.

Amanhã, não perca, o Raio X de Chicharito, do Manchester United.

0 comentários:

Postar um comentário